terça-feira, 4 de maio de 2010

QUEIMA DAS FITAS 2010 - CORTEJO NO PORTO E AS FESTAS EM PORTUGAL


o o o

Queima das fitas 2010
e
as várias festas em Portugal


//////////////



Dedico esta aos meus amigos e irmãos do Brasil, que, conhecem – e de que maneira - aquela que é a maior festa do Povo, - O CARNAVAL -, mas que, pelo que me fizeram saber nas suas - nossas “conversas”, não conhecem aquela que é a maior festa dos estudantes em Portugal. Á Anita, á Beatriz, ao Evaristo, á Sílvia, - por ordem alfabética para que nenhum fique zangado comigo! A todos os amigos do Panoramio:
Meus amigos, em Portugal estamos em vantagem; é que, nós também temos cá o Carnaval, - sim senhor, com cortejos e desfiles e tudo, como aí, com escolas de samba a concorrerem entre si, com sambistas, com música – muita música – e mais, com convidados Brasileiros a serem os Reis e os Padrinhos e, vossemecê não têm no mesmo, Portugueses! (Já algum Português foi o Rei do vosso Carnaval ou de uma escola?)
Então, agora vou indicar a outra vantagem, - sem querer comparar a festa dos estudantes, – a queima das fitas e o seu cortejo - a um Carnaval, de contrário, aqueles poderiam tomar a mal; nós temos dois Carnavais, no bom sentido da palavra.
Esta festa, - A queima das fitas com as várias actividades/festa, durante uma semana, somente dos estudantes e para os estudantes, é a maior de entre as que eu conheço. Entre as várias formas de festejar, diárias, aquelas que eu mais gosto de assistir e que são mais e também destinadas ao público são as Serenatas, ou, Fados de Coimbra (mesmo que no Porto) – que, quase todos os anos são transmitidos pelos vários canais de televisão, na íntegra, quer no caso da Queima do Porto, quer na Queima de Coimbra ou de Lisboa e, os seus magníficos cortejos, nas várias cidades do país, sempre em dias diferentes. Dados históricos sobre a Queima das Fitas e outras informações mais precisas, existem na Net, nos sites e blogues das Associações de Estudantes, que, podem ser consultados.
Mais uma maravilhosa forma de o Povo Português expressar a sua alegria, é nas sumptuosas Marchas dos Santos Populares, que, se verificam em quasi todo o país, tendo como fim, normalmente, homenagear o Santo Padroeiro da terra onde se realize. As mais conhecidas e, aquelas que eu mais admiro, são as Marchas em Lisboa nas festas do Padroeiro da Cidade, Santo António, as Marchas em Braga ao S. João e, em Vila Nova de Gaia-cidade ao S.joão também, onde, saiu vencedora no ano último – 2009 – a Marcha da Associação Recreativa de Canidelo – a minha terra.
Mas temos mais; as festas puramente religiosas, - Santo Cristo, nos Açores – ou mistas de folclore e pagãs; - Nossa Senhora da Agonia em Viana do Castelo, das Flores na Madeira, dos Tabuleiros em Tomar, S. João no Porto, Braga e em tantas outras cidades, o Santo António, S. Pedro, Senhora da Saúde, Senhor da Pedra em Miramar (naquela capelinha que fica em cima das rochas no meio do mar – qual amigo do Panoramio não a conhece?)
Meus amigos, não faltam ocasiões para visitar a Vossa terra mãe – Portugal, pelo que estão convidados.
Abraço

Bem-haja

majosilveiro



Até a menina assiste, impávida e serena



















CORTEJO DA QUEIMA DAS FITAS DE 2010

/////

FESTA DOS ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE DO

PORTO, DE TODAS AS SUAS FACULDADES E, DE

TODAS AS UNIVERSIDADES PRIVADAS DA CIDADE

DO PORTO E CIDADES LIMÍTROFES: MAIA - GAIA -

MATOSINHOS - GONDOMAR


//////////////////////////////////////////////////////////////////////////


o o o

É a festa do caloiro, do estudante,
cerveja e champanhe escorrega num instante,
só hoje, até o dia acabar,
que, “amanhã” é dia de trabalhar,
os seus cursos concluir
e, muitos poderão ir,
p´ra deputado ou para ministro.
Depois, veremos o que vai dar isto:
No governo, na saúde, educação,
Com os “stores” que daqui sairão.


/ / /

majosilveiro









































Homenagem á afilhada João com os votos de que seja uma verdadeira cientista


das ciencias, logo que deixe de ser caloira.


Caloira o é mas vai deixar de ser; As ciencias vão passar a ser todo o seu ser.



/ / /


A afilhada Inês já deixou de ser caloira e vai já no segundo.


Faço votos de que continue em grande até final.


Inês, vai em grande, de vez.































majosilveiro


Sem comentários:

Enviar um comentário